sábado, 2 de outubro de 2010

Novamente um brasileiro


Foto: Christophe Karaba/EPA
Mais uma vez a Scuderia Ferrari manipulou o resultado de uma corrida. Desta vez, foi no Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1,  realizado dia 25 de julho.  Pela comunicação de rádio, o engenheiro da Ferrari disse pausadamente para Massa durante a corrida “Fernando é mais rápido que você. Confirma que entendeu esta mensagem?” Logo após o episódio, Massa diminuiu a velocidade, e com isso Alonso não teve problemas para ultrapassar o piloto brasileiro.
Logo após a manobra, novamente, o engenheiro conversou com Massa pelo rádio: “Bom garoto, agora continue aí. Desculpe.” Assim, Massa se manteve atrás de Alonso e terminou a prova na segunda colocação.  No pódio, o piloto estava visivelmente chateado com a situação.
E pior seria a repercussão do fato, tanto entre os fãs como no universo da Fórmula 1. Os fãs brasileiros logo se lembraram do episódio entre Barrichello e Schumacher em 2002, no GP da Áustria.  O brasileiro liderou a corrida até a última volta, quando foi obrigado a ceder a vitória ao alemão, praticamente na linha de chegada. No pódio, os torcedores vaiaram a entrega dos troféus, em protesto ao que ocorreu na pista. E o brasileiro ficou marcado pelo fato.
E novamente acontece um fato parecido, e com um piloto brasileiro. E as comparações são inevitáveis. Quantas pessoas, depois deste fato, nós ouvimos falar que Felipe Massa é o novo Rubinho. Ele respeitou o interesse da Ferrari, como Barrichello em 2002.  Fizeram somente em respeito a ela, e por causa de seus contratos. Pois ambos não gostaram de fazer essa troca, por que as suas imagens foram arranhadas perante a Fórmula 1 e, principalmente diante ao público brasileiro. Um desastre ético de nossos pilotos.
E para evitar esse tipo de problema, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) criou uma cláusula que proíbe as equipes de interferirem no resultado. Com isso a Ferrari foi multada pela FIA em 100 000 dólares. Mas outras punições podem ocorrer, após a reunião do conselho da entidade, que foi realizada neste mês de setembro, e ainda não foram anunciadas.